Rolim de Moura,

Detran Rondônia reúne representantes de instituições para debater Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito
Detran e representantes do Sistema Nacional de Trânsito discutem Plano para redução de mortes no trânsito

Publicado 20/04/2022
Atualizado 20/04/2022
A A

O Departamento Estadual de Trânsito – Detran-RO reuniu na  terça-feira (19) no Auditório Jerônimo Santana, no Palácio Rio Madeira, representantes de instituições ligadas ao trânsito para que fosse debatido quanto à implantação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) criado pela Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018, que acrescenta o art. 326-A ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e propõe um novo desafio para a gestão de trânsito no Brasil e para os órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, que é reduzir o índice de mortes no trânsito em 50% nos próximos 10 anos.

O diretor-geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida, destacou que a implantação do Pnatrans em Rondônia é fundamental e traz metas ousadas, ressaltou a importância da somatória de esforços de todos os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito no sentido de desenvolver ações efetivas que garantam o desenvolvimento dos seis eixos propostos pelo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito.

A integrante da comissão do grupo de trabalho do Detran Rondônia para criação do Pnatrans, Nauana Silva dos Santos Holder, palestrou explicando que o estado de Rondônia tem que estabelecer estratégias que reduzam em 50% o número de mortes no trânsito nos próximos 10 anos e que são necessários definir quais são as atribuições de cada órgão dentro desse contexto.

Nauana Holder, ressaltou importância de se identificar os pontos negativos no trânsito e baseado nos seis eixos propostos pelo Pnatrans começar a desenvolver ações efetivas para mudar os dados. Ela deu como exemplo, sugestões que podem ser feitas pelos órgãos que compõe o Sistema Nacional de Trânsito para que o Detran Rondônia desenvolva ações de conscientização do uso correto do capacete, levando em consideração que os motociclistas são as principais vítimas no trânsito no Estado.

O coordenador de Sinistros e Estatísticas de Trânsito (Renaest) do Detran, Iremar Torres Lima, apresentou dados assustadores quanto ao número de acidentes de trânsito no Estado e citou a cidade de Porto Velho onde ocorrem muitos sinistros em vias sinalizadas, inclusive com semáforo, cujas principais vítimas são os condutores de motocicletas, destacou ainda que a maioria dos sinistros ocorrem por falha humana.

Iremar Lima, também tratou sobre os altos índices de sinistros envolvendo ciclistas e pedestres, mencionou ainda a gravidade de condutores de veículos automotores conduzirem sob efeito de bebida alcoólica.

A representante da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, Débora Raposo, disse que o Governo de Rondônia por meio da secretaria, adquiriu material didático para se trabalhar o trânsito nas instituições de ensino da Rede Estadual e Municipal de Ensino. “Alunos do 4º ao 9º ano, de escolas municipais e estaduais poderão aprender as questões de educação de trânsito o ano todo. Serão seis anos de estudos sobre o trânsito na vida das crianças”, afirmou.

A assessora técnica da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, Annelise Soares Campos Lins de Medeiros, falou da super lotação no Pronto Socorro João Paulo II com acidentados de trânsito e divulgou números que comprovam que os motociclistas são as principais vitimas do trânsito, em janeiro o Pronto Socorro recebeu 142 pacientes vítimas de acidentes de trânsito, sendo que 124 eram motociclistas; em fevereiro foram 135, sendo 117 motociclistas; em março 143 acidentados, sendo 128 condutores de motocicletas e até o dia 18 deste mês a unidade já havia recebido 78 acidentados no trânsito, sendo 60 motociclistas.

SEIS EIXOS

Pilar 1: Gestão da Segurança no Trânsito;

Pilar 2: Vias Seguras;

Pilar 3: Segurança Veicular;

Pilar 4: Educação para o Trânsito;

Pilar 5: Atendimento às Vítimas; e

Pilar 6: Normatização e Fiscalização.

CONTRAN

As metas de redução do índice de mortos no trânsito, fixadas pelo Conselho Nacional de Trânsito – Contran para cada um dos estados da Federação e para o Distrito Federal a partir das propostas dos Conselhos Estaduais de Trânsito – Cetran e da Polícia Rodoviária Federal – PRF, no âmbito das respectivas circunscrições, garantem que todos sejam chamados a contribuir.

Fazem do grupo pessoas da sociedade que de forma direta ou indireta podem participar dos processos de participação social criados para discutir o tema, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro e a Agenda Regulatória da Secretaria Nacional de Trânsito – Senatran e outros setores da sociedade.

A reunião foi finalizada pela diretora geral adjunta do Detran Rondônia, Benedita Oliveira que reafirmou que o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito se junta às ações positivas já existentes em prol da segurança no trânsito, porém dá um passo adiante ao propor iniciativas pautadas em seis pilares fundamentais para o desenvolvimento das propostas, permitindo que a questão seja abordada em suas diversas vertentes.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram