Rolim de Moura,

Embrapa participa da 9ª Rondônia Rural Show Internacional e faz lançamento de novas cultivares para Rondônia

Publicado 26/05/2022
Atualizado 26/05/2022
A A
Foto: Ji-Paraná Noticias

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA/RO) está presente na 9ª Rondônia Rural Show, levando até os produtores rurais novos conhecimentos, novas técnicas e até novas cultivares que podem ser colocadas em prática em Rondônia.0,

O Engenheiro Agrônomo do órgão, Davi Oliveira, disse que o objetivo da participação da Embrapa na feira, é o de levar novas técnicas, novos conhecimentos e novas culturas que podem ajudar a melhorar o agronegócio no Estado. Ela trouxe novas tecnologias que vão ajudar ao pequeno agricultor da agricultura familiar, assim como, para o agronegócio, a soja por exemplo. Em Rondônia tem atuado fortemente na cadeia do café, bem como, na pecuária de corte e leite.

Junto com o Médico Veterinário do órgão, Rhuan Lima, estão apresentando novas cultivares recém lançada e outras em fase de lançamento, como é o caso da BRS 1668, que é uma cultivar de mandioca, têm ainda as forrageiras BRS Integra, uma forrageira que pode em curto espaço de tempo ser incorporadas nos sistemas de produção de grãos, lavoura/pecuária.

Como já dito anteriormente, os visitantes que passarem pela Vitrine Tecnológica da Embrapa/RO, conhecerá em primeira mão a BRS 1668, cultivar da mandioca, que é fruto de pesquisa da unidade, na busca de atender uma das cadeias mais importantes para a agricultura familiar em Rondônia. Sua característica principal é a precocidade, o rápido cozimento e um sabor diferenciado.

A BRS Integra foi lançada neste ano, é a única cultivar da espécie forrageira Urochloa ruziziensis (syn. Brachiaria ruziziensis) desenvolvida para as condições de clima e solo brasileiros. Ideal para formação de palhada em sistemas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Já a BRS A502 que é uma cultivar de arroz foi lançado em 2020, e tem tolerância ao acamamento, tem alta estabilidade de rendimento de grãos inteiros, um potencial produtivo de excelente qualidade industrial e de culinária. É uma ótima opção para sistemas de produção de grãos e de renovação de pastagens. Tem chamado a atenção em cultivos em diversos estados do Brasil e demonstrado um ótimo desempenho também em Rondônia.

Duas variedades novas de soja também estão sendo apresentadas e que será opção para o plantio no Estado, além de outros dispositivos para uso veterinário, e o mais importante, que é levar para ao conhecimento do público as ações positivas que a Embrapa gera no setor produtivo. O estande do órgão tem recebido muitas visitas, desde curiosos até pessoas que vão à busca de alguma solução, ou mesmo para tirar suas dúvidas.

Duas cultivares de soja transgênicas e uma convencional, em fase de lançamento. A cultivar BRS 7482 RR é resistente ao glifosato, tem crescimento indeterminado e ciclo precoce. A cultivar BRS 7981 IPRO possui resistência a lagartas. Já a cultivar BRS 7781 é uma opção aos produtores que desejam plantar material não transgênico, uma parceria com o Instituto Soja Livre.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Foto: Ji-Paraná Noticias
Foto: Ji-Paraná Noticias