Rolim de Moura,

Mudas de ipês e castanhas do Brasil são distribuídas em viveiro na 9º Rondônia Rural Show
A Sedam montou um espaço personalizado para o Viveiro ao lado do estande principal

Publicado 27/05/2022
A A

Os viveiros florestais são essenciais para a preservação das florestas e manutenção do ambiente, pensando nesta proposta, a  Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam criou um viveiro para distribuição de mudas durante a  9º Rondônia Rural Show Internacional que acontece até o dia 28 de maio, em Ji-Paraná.  No local possível conferir o trabalho realizado pelos servidores da Coordenadoria de Desenvolvimento Florestal – Codef.

Para a responsável do projeto de viveiro, Diego Enrique Gonçalves Monteiro, esta edição da Rondônia Rural Show é uma vitrine para a Coordenadoria de Floresta divulgar os projetos agroflorestais. “Essa é uma das maiores feiras do agronegócio da região Norte, por isso, estamos empolgados com a possibilidade de poder contribuir com o evento trazendo  expositores e visitantes vindos de todo o lugar do mundo”, destaca.

Durante a feira, a coordenadoria realizou orientação aos visitantes sobre produção de mudas, a seleção adequada de espécies para arborização urbana,  projetos de recuperação de áreas degradadas e a importância da valorização das espécies vegetais nativas.  “Separamos mudas de ipês e castanha do Brasil para que todos que passarem pelo nosso estande levem um pedacinho do nosso projeto para casa”, ressaltou o Diego.

Cerca de 300 pessoais visitaram o viveiro, sendo distribuídas 900 mudas de ipês e castanha do Brasil.

“Trouxemos ao total 2.500 mudas, as que sobrarem serão utilizadas para o reflorestamento agroecológico do  Parque Vandeci Rack, em Ji-Paraná. Nós da Sedam estamos empenhados em auxiliar na recuperação florestal, e este trabalho de doação de mudas, é o primeiro passo para realizarmos a recuperação do nosso meio ambiente” explicou o secretário da Sedam, Marco Antônio Lagos.

O próximo passo para promover o projeto do viveiro será o trabalho de orientação sobre produção de mudas, a valorização das espécies vegetais nativas; extração e beneficiamento de sementes; secagem; armazenamento, especialmente no período crítico de combate aos incêndios florestais durante o período de queimadas.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram