Rolim de Moura,

ARTIGO: indústria automobilística

Por Redação
Publicado 07/06/2022
Atualizado 07/06/2022
A A

As vendas de veículos novos no país aumentaram, de abril para maio de 2022, em 27% (vinte e sete por cento), o que é muito bom.

Como todos sabemos, a falta de chips está afetando no mundo inteiro a produção e vendas da indústria automobilística.

Esta é uma ótima notícia, porque o crescimento de sua produção e vendas tem um impacto enorme na formação do PIB nacional, na geração de riqueza, nos salários, tributos e índice de desemprego.

A cadeia automobilística é um fator relevante no crescimento da economia brasileira. Como é sabido, a falta de chips está prejudicando todos os fabricantes. Ainda estamos bem distantes dos níveis anteriores à Covid.

Tudo indica que a regularização no fornecimento de chips, a nível mundial, virá. Gosto de refletir sobre isso. Chips são produtos da inteligência humana, do avanço da ciência, da descoberta de novos metais e condutores.

Existe um mercado para os chips, crescente em volume e diversidade, via inteligência artificial. Cada vez é maior o número dos produtos industriais e eletrônicos envolvendo o uso de chips. No meu entendimento, estão faltando novos fornecedores.

Cedo ou tarde, vai haver uma reação compatível, objetivando a regularização do mercado. A lei da oferta e procura vai produzir resultados. Sempre foi assim.  É possível que os produtores automobilísticos até se associem no projeto de fabricação de chips, diminuindo assim os riscos e volatilidade desse componente.

Mudando de assunto, o superávit da balança comercial brasileira em Abril.22 foi de US$ 8,1 bilhões e tudo indica que em Maio passado, também teremos outro superávit. Também deve ser dito que estamos com superávit na balança exterior dos primeiros meses do ano (21 x 22).

O Brasil está sendo convidado, por conceituados organismos internacionais, a aumentar sua produção alimentar, com brevidade, sustentabilidade e eficiência. Este é um problema grave e poucas nações podem realizar isso. No recente conflito militar da Ucrânia, ficou evidenciado o papel importante que o país tem no suprimento alimentar mundial.

O crescimento autêntico de um país ocorre quando ele é populacional, econômico e financeiro.

Convido você, empresário e gestor amigo, a se animar. As perspectivas econômicas do Brasil são muito boas, a despeito dos problemas existentes. Este é um país com potencialidades, privilegiado e abençoado por Deus. Precisamos de fé e trabalho; de administradores íntegros e competentes, tanto no governo quanto nas empresas. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram