Rolim de Moura,

Palmeiras é campeão da Libertadores da América feminina
Triunfo das Palestrinas aumenta a hegemonia do Brasil na competição

Por Redação
Publicado 29/10/2022
A A

O Palmeiras conquistou pela primeira vez na história a Libertadores da América de futebol feminino ao derrotar o Boca Juniors (Argentina) por 4 a 1, na noite desta sexta-feira (28) no estádio Rodrigo Paz Delgado (Casa Blanca), em Quito (Equador), na grande decisão da competição.

As Palestrinas, que disputaram a sua primeira Libertadores feminina, garantiram o título com uma campanha impressionante, com 100% de aproveitamento (com 19 gols marcados e apenas três sofridos).

Além disso, esta pode ser considerada a cereja do bolo da retomada do futebol feminino no Palmeiras, que teve início em 2019. Desde então a equipe paulista conquistou a Copa Paulista em duas oportunidades (2019 e 2021) e foi vice do Brasileiro (2021).

A final
A equipe brasileira iniciou a partida melhor, dominando as ações e abrindo o placar logo aos 4 minutos. Após cobrança de falta em direção à área do time argentino, a defesa do Boca errou ao tentar cortar e a bola sobrou para Ary Borges, que não perdoou.

Mas as Gladiadoras não demoraram a igualar o marcador. A defesa do Palmeiras errou e a bola foi lançada em profundidade para Priori, que se livrou da goleira Jully com uma meia-lua antes de bater para o gol vazio. A juíza da partida contou com o auxílio do VAR (árbitro de vídeo) para confirmar a validade do golaço.

Após a igualdade no marcador o Boca cresceu na partida, e criou muitos problemas para a defesa das Palestrinas, que garantiram o título apenas na etapa final.

Logo no terceiro minuto Bruna Calderan avançou pela direita até chegar à linha de fundo, antes de cruzar para a área, onde Byanca Brasil só teve o trabalho de escorar de cabeça para o fundo do gol. Nove minutos depois a bola aérea voltou a funcionar, desta vez com Poliana após cobrança de escanteio, para ficar em situação mais confortável.

As oportunidades continuaram aparecendo de lado a lado, até que, aos 43 minutos, a bola foi lançada para a frente, onde a artilheira Bia Zaneratto a dominou, se livrou de duas marcadoras e bateu na saída da goleira Laurina Oliveros. Foi o ponto final de uma vitória histórica das Palestrinas.

Hegemonia do Brasil
Com a conquista desta noite, o Palmeiras ampliou a hegemonia do Brasil como maior campeão da história da Libertadores feminina. Agora, as equipes brasileiras somam 11 títulos: Três do Corinthians (2017, 2019 e 2021), três do São José (2011, 2013 e 2014), dois do Santos (2009 e 2010), dois da Ferroviária (2015 e 2020) e um do Palmeiras (2022).

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram