Rolim de Moura,

Seleção feminina conquista título mundial inédito no vôlei sentado
Brasileiras superaram Canadá e obtiveram feito histórico na modalidade

Publicado 12/11/2022
A A

A seleção feminina de vôlei sentado conquistou, nesta sexta-feira (11) em Sarajevo (Bósnia e Herzegovina), o inédito título mundial da modalidade. Na decisão, as brasileiras superaram o Canadá por 3 sets a 2 (com parciais de 25/23, 18/25, 21/25, 25/17 e 15/6) após uma hora e 55 minutos de partida. De quebra, elas garantiram vaga na Paralimpíada de Paris (França), em 2024.

Foi a primeira vez que a equipe feminina, medalhista de bronze nas duas últimas edições dos Jogos Paralímpicos, foi ao pódio em um Mundial. No caminho até a decisão, o Brasil derrotou Alemanha (3 a 0), Itália (3 a 1), Finlândia (3 a 0), Ucrânia (3 a 0) e Estados Unidos (3 a 0). O duelo com as norte-americanas, na semifinal, teve gosto de revanche, já que haviam perdido em duas semifinais paralímpicas e duas finais de Jogos Parapan-Americanos.

O time viajou a Sarajevo com a base das últimas duas Paralimpíadas, principalmente com remanescentes da equipe que esteve em Tóquio (Japão), em 2021. O técnico, porém, foi outro, Fernando Guimarães, que comandou a equipe pela primeira vez em um torneio. Ele é irmão de José Roberto Guimarães, treinador tricampeão olímpico de vôlei e atualmente à frente, justamente, da seleção feminina “convencional”.

“Nós somos muito unidas, acho que isso nos deu força. O time estava muito confiante. Pegamos o cruzamento de chaves bem difícil, enfrentamos os Estados Unidos na semifinal, com uma vitória histórica. Nossa equipe estava mais preparada, com mais atletas experientes, técnico novo e um banco que consegue trocar muito bem. É um sonho essa medalha de ouro e a vaga para o Brasil em Paris 2024”, celebrou a atleta Luiza Fiorese em nota à imprensa.

Ainda nesta sexta, também na capital bósnia, a seleção masculina assegurou o bronze no Mundial ao vencer o Egito por 3 sets a 1 (25/21, 20/25, 25/23, 26/24), na disputa pelo terceiro lugar. A equipe, também dirigida por Fernando, que a assumiu após os Jogos de Tóquio, repetiu a campanha da edição anterior, em Arnhem (Holanda), há quatro anos. Foi a terceira medalha obtida pelos brasileiros, que, em 2014, levaram a prata em Elblag (Polônia).

A campanha do Brasil no Mundial masculino teve vitórias sobre Polônia (3 a 0), Alemanha (3 a 2), Canadá (3 a 0), Ruanda (3 a 0) e Ucrânia (3 a 0). Na semifinal, a seleção nacional não resistiu ao favorito Irã, atual bicampeão paralímpico, perdendo por 3 a 0. A equipe terá de buscar a vaga para os Jogos de Paris, em 2024, no Parapan de Santiago (Chile), no ano que vem. O campeão vai direto para os Jogos, enquanto a segunda melhor campanha disputará uma repescagem internacional.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram