Rolim de Moura,

Rumo a Paris: basquete feminino brasileiro conhece rivais na AmeriCupW
A Copa América começa em julho e abre a corrida por vaga olímpica

Por Redação
Publicado 11/05/2023
A A

A caminhada da seleção brasileira feminina de basquete rumo a Olimpíada de Paris 2024 começa em julho, no AmeriCupW, no México, a Copa América da modalidade. As primeiras adversárias da fase de grupos foram definidas por sorteio nesta quarta-feira (10). No sorteio das chaves, a equipe comandada pelo técnico José Neto caiu no Grupo A, junto com Estados Unidos, Argentina, Venezuela e Cuba.  Ao final do torneio, as duas seleções primeiras colocadas garantem vaga direta no Pré-Olímpico Mundial de 2024.  

Uma competição que não tem jogos fáceis! Um grupo duro, com EUA favorito para o título e 3 das 4 equipes sul-americanas classificadas, sendo Venezuela, que enfrentamos na semifinal e Argentina na Final do último Sul-Americano. Para finalizar o grupo, a tradicional equipe de Cuba, que vem recuperando seu basquetebol competitivo e sempre joga com muita intensidade. Temos que encarar cada jogo como um jogo único para classificarmos na melhor posição possível e avançarmos na competição. Para isso, vamos fazer uma excelente etapa de treinamento e chegarmos preparados para esta dura competição – projeta José Neto, em depoimento à Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

A seleção busca superar a frustração de ter ficado de fora dos Jogos de Tóquio, o que não ocorria desde 1992.  Nas duas últimas edições de AmeriCupW, as brasileiras subiram ao pódio com a medalha de bronze. A última delas garantiu o país no Pré-Olímpico em Bourges (França), mas a equipe terminou a disputa sem vitórias.

Formato da disputa
A competição reunirá 10 equipes, divididas em duas chaves. NO Grupo B estão Canadá, República Dominicana, Colômbia, México e Porto Rico.  As seleções competem entre si, dentro dos próprio grupos a partir do dia 1º de julho, dentro dos próprio grupos. As quatro melhores avançam às quartas de final  (1A x 4B, 2A x 3B, 3A x 2B, 4A x 1B), programadas para o dia 7 de julho. Quem se classificar disputará as semifinais no dia 8 e a disputa do título será em 9 de julho.

A equipe campeã e a vice terão vagas diretas no Pré-Olímpico Mundial de 2024. Já quem ficar entre a terceira e a quarta colocação no AmeriCupW avançará ao Pré-Olìmpico das Américas, ainda neste ano.  O torneio regional distribui duas vagas para o Pré-Olimpico Mundial.

Classificação a Paris 2024
 A Olimpíada reunirá apenas 12 seleções femininas. Duas vagas já estão definidas: uma dos Estados Unidos, campeão da Copa do Mundo de 2022, e outra da França por ser o país-sede. As demais vagas serão distribuídas nos torneios classificatórios continentais.  Haverá dois torneios de quatro equipes tanto na Ásia, quanto nas Américas, e um de seis equipes na África. Os campeões e os vices de cada competição se garantem nos Pré-Olímpicos.

Ao todo os Pré-Olímpicos reunirão 16 seleções de todos os continentes. Serão quatro torneios com quatro países cada. Ao final, as três melhores arrematam as últimas vagas para Paris.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram