Rolim de Moura,

Foco da oficina da IDARON na Rondônia Rural Show Internacional foi sobre raiva e vaca louca

Por Redação
Publicado 23/05/2023
Atualizado 23/05/2023
A A
FOTO: Ji-Paraná Notícias

  Participando desta edição da Rondônia Rural Show Internacional a IDARON – Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia, teve seu foco voltado para a raiva e vaca louca, que apesar de não ter cura pode ser prevenido.

  Segundo o Médico Veterinário do Idaron, Juliano Silva dos Santos essas doenças são importantes em se tratando de saúde pública, já que os animais afetados por essas doenças podem trazer também prejuízos a saúde humana, e a prevenção é uma forma de controle da doença.

  Isso deve ser feito através de vacinação dos animais para evitar focos de raiva, ou mesmo, com a fiscalização e as inspeções nos frigoríficos de animais que chegam com algum sintoma nervoso, e caso seja constatado que algum animal esteja com esse sintoma, deve ser coletado o material para o diagnóstico em laboratório, e assim evitar o consumo humano caso seja positivo.

  Outro tipo de fiscalização é feita nos alimentos dos animais, sal mineração, ração, na silagem, etc., e esse é um papel do Idaron, que está vigilante e fazendo o acompanhamento. Bom saberem que existem dois tipos da doença da vaca louca: o atípico que acontece de forma natural que acontece em animais com idade mais avançadas e o risco é de 1 para cada 100 milhões de cabeças, e a doença típica da vaca louca que acontece pela ingestão de alimentos que possam estarem contaminados com proteínas de origem animal.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

FOTO: Ji-Paraná Notícias