Rolim de Moura,

Animais de boa sanidade expostos na Feira mostram resultado do trabalho do Governo de Rondônia

Por Redação
Publicado 26/05/2023
A A

Com quase 18 milhões de cabeças de gado, Rondônia tem hoje o maior rebanho bovino livre de febre aftosa sem vacinação do país. A marca é fruto do esforço do Governo do Estado, produtores e técnicos da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia – Idaron.

Os resultados podem ser vistos claramente no plantel que está exposto no complexo da bovinocultura e que é bem representativo da qualidade bovina que o Estado exibe hoje: animais bem formados, protegidos contra doenças e valorizados no mercado internacional.

O presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres explicou que, “aqui temos a representatividade de diversas fazendas do Estado, com animais que produzem leite ou também destinados ao corte, num rebanho exposto na Feira, com bovinos de várias idades. É possível notar que Rondônia tem um trabalho exemplar na pecuária, e que o posto que alcançamos hoje, é fruto do trabalho conjunto dos criadores de gado e do poder público”, ressaltou.

STATUS SANITÁRIO

Destaque na produção de carne do famoso “boi verde”, Rondônia também está servindo de modelo para o restante do país, por ser escolhida para integrar o primeiro bloco de retirada da vacinação contra febre aftosa. A medida é uma vantagem para o status sanitário, visto que demonstra a habilidade da unidade federativa, em controlar a doença através de seu sistema de defesa em suas fronteiras. No mercado internacional, a carne vinda de regiões com esse reconhecimento, tem mais valor e interesse na compra.

Importante para a Feira, a exposição dos animais atrai grande público, curioso com o tamanho e beleza dos animais. Não são raras as selfies e passeios em família pelos corredores repletos de grades e tratadores de gado. Produtores rurais também buscam no espaço, genética apurada, em espécimes que possam vir a ser reprodutores em suas próprias fazendas, como é o caso de alguns que já ostentam as placas de “vendido” no alto de suas baias.

Para ter a programação completa, acesse o site oficial do evento https://rondoniaruralshow.ro.gov.br/

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram