Rolim de Moura,

Comissão debate redução de limite de velocidade de carros nas cidades para segurança de ciclistas

Por Redação
Publicado 10/07/2023
A A

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta terça-feira (11) para debater a redução do limite de velocidade dos automóveis nas cidades para garantir a segurança de pedestres e ciclistas.

O requerimento para realização da reunião foi apresentado pelo deputado Márcio Marinho (Republicanos-BA). Ele lembra que o Brasil é signatário da Declaração de Estocolmo, que recomenda estabelecer 30 km/h como limite de velocidade em áreas urbanas.

O parlamentar também ressaltou que a Política Nacional de Mobilidade Urbana definiu, em suas diretrizes, a prioridade dos modos de transportes não motorizados. "Apesar da legislação federal, as cidades seguem priorizando veículos motores individuais. A velocidade e o volume de tráfego atuam como barreiras que impedem ou dificultam significativamente os deslocamentos locais a pé ou de bicicleta", disse.

Segundo Marinho, no esporte não é diferente. "Os atletas que treinam todos os dias para poder melhorar seu desempenho e, assim, atingir resultados de excelência em suas competições também são vítimas do trânsito. Isso tira o foco da sua preparação, colocando mais um elemento em sua rotina de trabalho", completou.

Foram convidados para o debate, entre outros:
- a representante da ONG Caminha Rio, Thatiana Murilo;
- a representante da União de Ciclistas do Brasil (UCB), Ana Luiza Carboni;
- a representante da Comissão de Segurança no Ciclismo RJ, Viviane Helena de Jesus Sousa Zampieri;
- o representante da Associação de Ciclistas de Planaltina (DF), Eduardo Guimarães;
- a representante do Laboratório de Psicologia do Trânsito do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Ingrid Neto.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram