Rolim de Moura,

Campanha de alerta sobre hepatites virais orienta para necessidade de testagem e diagnóstico precoce

Por Redação
Publicado 12/07/2023
Atualizado 12/07/2023
A A

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, por intermédio do Núcleo de Vigilância e Monitoramento das IST, AIDS e Hepatites Virais e em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde – Sesau, Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho – Semusa, a Associação dos Portadores de Hepatites de Rondônia, Projeto Beradeiro e uma Faculdade particular, promoveram nesta sexta-feira (7) a solenidade de abertura da campanha ‘Julho Amarelo’, evento voltado à reflexão sobre hepatites virais, importância da testagem para detecção de eventuais casos, tratamento e vacinação.

O I Workshop das Hepatites Virais, evento que reuniu profissionais e acadêmicos área da saúde, agentes comunitários de saúde, no auditório de um hotel em Porto Velho, aconteceu na quinta-feira (6).

O diretor-geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Gilvander Gregório de Lima, destacou a importância da testagem para o diagnóstico precoce. “Aqueles que suspeitam estar com a doença, devem procurar as unidades de saúde para fazer a testagem. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhores as chances de alcançar a cura”, orientou.

A gerente técnica da Vigilância Epidemiológica, médica epidemiologista Arlete Baldez, destacou a boa estrutura existente no Estado, incluindo o Serviço de Assistência Especializada – SAE, o Centro de Pesquisa em Medicina Tropical – Cepem, Cemetron e Policlínica Oswaldo Cruz. “É possível eliminar as hepatites virais. Nossas campanhas de vacinação, em parcerias com os municípios, já têm mudado o perfil epidemiológico no Estado”, afirmou.

Arlete Baldez, ainda apresentou o perfil epidemiológico das hepatites virais em Rondônia e reforçou sobre a importância dos profissionais que atuam na atenção básica e em rede de assistência à saúde, no sentido da intensificação da oferta da testagem rápida com diagnóstico oportuno e o acompanhamento do paciente para evitar complicações graves.

Durante o workshop, a médica infectologista Lourdes Borzacov explanou sobre a atualização do tratamento, medicações com menos efeitos colaterais, Marcadores Sorológicos das Hepatites Virais e Casos Clínicos. Segundo ela, as hepatites virais são causadoras de aproximadamente 1,4 milhão de mortes anualmente no país e sobretudo ressaltou a importância das estratégias de diagnóstico precoce.

Neste mês serão intensificadas as ações de prevenção e controle da doença, em alusão ao Dia Mundial Contra as Hepatites Virais, comemorado em 28 de julho. As hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram