Rolim de Moura,

Após oficina de biojoias, projeto de inclusão social promove oficina de gastronomia

Por Redação
Publicado 20/07/2023
A A

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, em parceria com a Organização Não Governamental, NHR Brasil, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac e a Paróquia Nossa Senhora do Amparo, promove  oficina de gastronomia para pessoas acometidas pela hanseníase e comunidade em geral, na próxima segunda-feira (24).

Duas semanas após o desfile do projeto Art’s Biohans, evento realizado no dia 7, no shopping de Porto Velho, em que foram exibidas e vendidas biojoias confeccionadas por participantes do projeto, como forma de inclusão e de enfrentamento ao estigma que a hanseníase ainda pode causar na vida das pessoas acometidas,

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima salientou que eventos como o desfile de biojoias e a oficina de gastronomia, são maneiras oportunas de promover a inclusão e a reabilitação dessas pessoas. “A gastronomia é também uma forma de expressão cultural que pode ser usada para compartilhar histórias e experiências, além de representar uma fonte de renda e de empoderamento. A oficina pode ajudá-las a desenvolver habilidades culinárias, aprender sobre diferentes culturas e compartilhar suas histórias. Isso ajuda a se tornarem mais confiantes, capazes e a se reintegrarem na sociedade”, afirmou.

Segundo a coordenadora estadual do Programa de Controle da Hanseníase, Carmelita Ribeiro Filha, a oficina terá duração de aproximadamente cinco meses e será ministrada por módulos. Ocorrerá na cozinha para gastronomia da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, e esses módulos acontecerão em três dias da semana (segunda, terça e quinta-feira). “A Agevisa tem desenvolvido diversas ações com o objetivo de informar à população sobre sinais e sintomas da doença, estimulando a procura pelos serviços de saúde. Mobilizamos profissionais de saúde na busca ativa de casos, favorecendo assim, o diagnóstico precoce, o tratamento oportuno e a prevenção das incapacidades”, destacou.

A técnica da coordenação estadual, Edna Carvalho Botelho, responsável pela oficina observou que, “além de promover a inclusão, reabilitação, reintegração ao mercado de trabalho, desenvolver habilidades culinárias, aumentar a confiança e a autoestima, a oficina de gastronomia ajuda as pessoas a se sentirem mais confiantes e capazes, socialmente”, ressaltou.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram