Rolim de Moura,

Governo de Rondônia realiza o primeiro Seminário para Implantação do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas em hanseníase

Por Redação
Publicado 28/07/2023
Atualizado 28/07/2023
A A

Rondônia sedia o primeiro seminário para debater e implantar o Protocolo Clinico e Diretrizes Terapêuticas – PCDT, com a participação de autoridades das três esferas de governo, profissionais de saúde e representantes de instituições sanitárias que atuam no enfrentamento da hanseníase no Brasil. O evento teve abertura na quinta-feira (27), em Porto Velho, e cumpre uma programação até a sexta-feira (28), com palestras, debates e temas que envolvem o cenário epidemiológico nacional e estadual. O protocolo foi publicado em 2022 e, a partir do seminário rondoniense as discussões serão direcionadas à importância do instrumento e como fazer para implementar os serviços.

O representante do Ministério da Saúde, Gustavo Laine Araújo de Oliveira, coordenador-geral substituto das vigilâncias das doenças em eliminação, que participou da mesa de abertura do evento, fez uma exposição sobre o cenário epidemiológico nacional e estadual da hanseníase. “As doenças negligenciadas têm como consequência pessoas afetadas, ao garantir politicas de saúde e novas tecnologias garantimos o principio da equidade. Estamos empenhados em implantar o protocolo para garantir melhor assistência ao cidadão”, enfatizou.

DEMANDA ATENDIDA
O Governo do Estado investiu na ampliação da equipe de multiprofissionais da Policlínica Osvaldo Cruz – POC e tem fortalecido o tratamento cirúrgico em hanseníase, seja por cirurgia de prevenção de deficiências ou reabilitação.

O coordenador do serviço de atendimento da hanseníase da POC, Wanderley Rufato, destaca que, “o Governo foi sensível à necessidade da população e ampliou o número de profissionais que atendem na Policlínica, inclusive com 3 ortopedistas atendendo especificamente casos de hanseníase e fazendo a parte das cirurgias. Saímos de um universo de 77 cirurgias realizadas em 2019, para o registro até o dia 26, de 483 pacientes operados e 1.227 procedimentos cirúrgicos. Houve benefícios também na ampliação do atendimento clinico especializado, garantindo um atendimento integral ao paciente. Hoje, a regulação faz apenas o serviço de agendamento direto para prestação do serviço no prazo mínimo de quatro semanas, conforme preconiza o Ministério da Saúde”, informou.

ENCONTROS MUNICIPAIS
O evento faz parte das atividades alusivas ao Dia Estadual de Controle da Hanseníase, comemorado no dia 7 de julho. Durante todo o mês, o Núcleo de Doenças Crônicas Transmissíveis da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia – Agevisa realizou atividades de enfrentamento e visibilidade relacionados à doença, como forma de vencer o estigma, o preconceito e ampliar as discussões de assistência para pessoas acometidas pela hanseníase.

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima destacou que, o protocolo é uma proposta humanizada que vai melhorar a prestação do serviço. “Nesses dois anos que assumi a gestão da Agevisa o trabalho do governo para com a hanseníase tem sido ampliado, desde as questões mais técnicas até as ações de visibilidade que ajudam a alavancar autoestima dos pacientes. Exemplo disso é o desfile temático do projeto governamental Biohans, que tem ajudado pessoas acometidas da doença a vencerem o preconceito. Também está previsto o compartilhamento dos resultados obtidos neste seminário para as regionais de saúde pelos municípios do Estado”.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram