Rolim de Moura,

CPI do MST ouve ministro Rui Costa e assentados nesta quarta

Por Redação
Publicado 09/08/2023
A A

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados sobre o Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) ouve nesta quarta-feira (9) o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, a pedido do relator do colegiado, deputado Ricardo Salles (PL-SP).

"Após o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva presenciamos o retorno do terror no campo, com incremento no número de invasões de propriedade e destruição do patrimônio público e privado no País", denuncia Salles.

Ele lembra que a CPI foi instalada para investigar os crimes praticados pelos movimentos sem terra e propor medidas para combatê-los. Salles acusou o atual governo de ser conivente com as invasões, "seja por se associar a seus líderes, seja por indicar gestores, em vários níveis, ligados àqueles que promovem invasão".

Salles também acusou Rui Costa de não empreender esforços quando foi governador da Bahia para impedir invasões de terra. "[Rui Costa] chegou a criticar a presença da Força Nacional nos assentamentos do extremo sul baiano", afirmou o deputado.

Essa audiência será realizada no plenário 2, a partir das 14 horas.

Oitiva de assentados
A pedido do deputado Gustavo Gayer (PL-GO), a CPI também ouvirá Joviniano José Rodrigues e Noemia José dos Santos, assentados da área 3, na fazenda Palmeiras, em Goiás.

Eles devem fazer relatos sobre orientações de líderes do movimento para saquear caminhões de carga, roubar e matar reses de fazendeiros locais, invadir prédios públicos e participar de cursos que ensinam táticas de guerrilhas.

Essa audiência será realizada no plenário 9, a partir das 9 horas.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Cepea