Rolim de Moura,

Senador cobra investimentos do MEC para a saúde e educação em Rondônia
Senador Confúcio Moura exige hospital universitário, mais vagas para medicina e ação do MEC no desenvolvimento educacional do estado.

Por Redação
Publicado 31/08/2023
A A

Durante a sessão legislativa do Senado Federal nesta quinta-feira (31), o senador Confúcio Moura (MDB-RO) protagonizou um discurso incisivo, direcionado ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), clamando por medidas essenciais para a saúde e educação em Rondônia. Na Tribuna da Casa, o parlamentar destacou a urgente necessidade de implantar o Hospital Universitário na Universidade Federal de Rondônia (Unir), ampliar vagas no curso de medicina e instituir o curso de medicina na cidade de Ariquemes.

Confúcio pontuou a dificuldade das Universidades Federais do Norte, incluindo as de Rondônia, Acre, Amapá e Roraima, que enfrentam historicamente a escassez de investimentos, comprometendo suas estruturas ao longo do ano letivo. O senador lamentou a ausência de um Hospital Universitário em Rondônia, ressaltando que outros estados da região já possuem essa importante infraestrutura para treinamento de estudantes nas áreas médicas.

O senador enalteceu o Ministro da Educação, Camilo Santana, pelo comprometimento com a educação, proveniente de sua trajetória como governador do Ceará. Moura enfatizou a carência da única universidade pública de Rondônia, afirmando que esta carece dos recursos necessários para atender alunos e corpo docente de forma adequada.

Ao relembrar sua atuação como deputado federal, o senador revelou ter contribuído para a abertura de 50 vagas no curso de medicina na Unir. No entanto, após mais de duas décadas, o número permanece inalterado na capital e a necessidade de expansão se torna urgente. Ele propôs o aumento para 100 vagas em Porto Velho e a criação de 50 novas vagas no campus de Ariquemes.

Moura sublinhou a relevância de suas reivindicações para Rondônia, especialmente em relação à inclusão social. Ele demandou o estabelecimento do hospital universitário em Porto Velho, o aumento de vagas no curso de medicina e a aplicação da Lei de Cotas para beneficiar 75 jovens.

O senador recordou seu passado como Secretário de Estado de Saúde, ressaltando as parcerias que trouxeram progresso científico para Rondônia. Ele enfatizou a necessidade de atenção do Ministério da Educação para corrigir a omissão histórica em relação às pequenas universidades do Norte do Brasil, visando a equidade regional e o combate à desigualdade.

Confúcio Moura concluiu seu discurso com um apelo ao Ministro Camilo Santana e ao MEC, reiterando a necessidade de ação imediata para impulsionar a educação e a saúde em Rondônia. Suas palavras ecoaram a busca por justiça social e oportunidades iguais para todos.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram