Rolim de Moura,

Cultura da banana fortalece agricultura familiar em Rondônia, gerando emprego e renda

Por Redação
Publicado 23/09/2023
A A

O cultivo da banana representa um dos pilares da agricultura familiar em Rondônia. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -IBGE, o Estado produziu 81 mil toneladas, gerando mais de R$ 217 milhões em renda aos produtores rurais, no ano de 2022. Os distritos do Baixo Madeira e União Bandeirantes, em Porto Velho, são os campões de produção, seguidos de Jaru, Buritis e Cacoal. A cultura emprega cerca de 40% da mão de obra familiar e é plantada em 6.807 hectares, conforme dados da Empresa Brasileiro de Pesquisa Agropecuária – Embrapa.

A Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura – Semagric de Poro Velho e Embrapa, no mês de julho, levaram o curso de capacitação para agricultores da vila de Cujubinzinho, no Baixo Madeira; uma das regiões mais prósperas da cultura na Capital rondoniense.

O agrônomo Guilherme Lima, responsável pela assistência técnica no município de Porto Velho, ministrou o curso. Ele explicou que, a banana é de importância à agricultura familiar porque a cultura se adapta às regiões, clima e solo, e é um produto de alto consumo dos brasileiros. “Observamos que no Norte, os produtores têm buscado novas tecnologias e metodologias para aumentar a produtividade. Esse fator pode ser explicado pela alta demanda de consumo. A cultura faz parte da alimentação básica do brasileiro”, evidenciou o técnico.

A região de Cujubizinho é um dos grandes polos de produção de banana e quem ajuda no sustento das famílias ribeirinhas. Um exemplo disso está na família do agricultor, Breno Paraná, que produz banana no sítio em Cujubinzinho e revende para os mercados. Segundo ele, a família garante uma boa renda com o fruto. “Nós produzimos bananas e estamos em busca de capacitação para melhorar a produtividade”, explicou.

O secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo salientou que, a Seagri, por meio do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos – PEAA, (modalidade compra com doação), adquire bananas de várias cooperativas e produtores individuais todos os anos e um dos critérios é pertencer ao grupo de produtores familiares.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram