Rolim de Moura,

Sabores do campo são destaque na Feira da Agricultura Familiar, em Porto Velho

Publicado 04/03/2024
A A
Foto: Jean Carla Costa

Os sabores do campo estiveram em destaque durante a 1ª Feira da Agricultura Familiar realizada no shopping de Porto Velho, na sexta-feira (1º). A participação dos pequenos produtores, de diversas regiões do Estado, estimula e impulsiona a economia da agricultura familiar. A Feira é promovida pelo Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater/RO), Secretaria Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e tem parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Prefeitura de Porto Velho.

O produtor rural, Eliel Almeida da Cruz, que possui uma agroindústria de beneficiamento de coco no município de Jaru, destacou a importância de ter participado do evento para o sucesso de sua produção. “É fundamental a união e colaboração entre os agricultores para fortalecer esse setor e gerar desenvolvimento para nossa região”, afirmou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a proposta é levar os produtos da agricultura familiar à população urbana. “O objetivo é valorizar a agricultura familiar e proporcionar aos moradores das cidades os sabores autênticos do campo. As agroindústrias participantes são gerenciadas por agricultores familiares de diversos municípios do Estado”, ressaltou.

O superintendente do shopping, Cássio Mendonça destacou a importância da parceria com o Governo do Estado para a realização do evento. “A Feira proporciona uma proximidade entre o consumidor urbano e a agroindustrialização regional, permitindo que conheçam de perto o trabalho dos produtores rurais por meio de seus relatos”, pontuou.

Segundo o proprietário de uma agroindústria de queijos em Candeias do Jamari, Nanderson Klein, a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com os agricultores familiares. “Saímos daqui muito satisfeitos com nossas vendas. Oportunidades como essa, nos ajudam a tornar nossos produtos mais conhecidos em espaços como o do shopping”, enfatizou.

De acordo com o secretário da Seagri, Luiz Paulo, o espaço cedido pelo empreendimento se tornou um ponto de encontro para os moradores do campo e os clientes, que têm a oportunidade de vivenciar a riqueza da agricultura local e desfrutar de produtos frescos e saudáveis.

Conforme o coordenador de Agricultura Familiar, Eduardo Seti, a Feira será realizada mensalmente, sempre na primeira sexta-feira de cada mês, no acesso D, do shopping de Porto Velho, das 16h às 22h.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Foto: Jean Carla Costa
Foto: Jean Carla Costa