Rolim de Moura,

Cadastro de regularização fundiária de chácaras é realizado pelo Governo do Estado, na zona Leste de Porto Velho

Por Redação
Publicado 21/03/2024
Atualizado 21/03/2024
A A

O cadastro de produtores rurais posseiros de chácaras no Lote 2, conhecido como Militão, na zona Leste de Porto Velho está sendo desenvolvido pelo Governo de Rondônia, com objetivo é incluir o georreferenciamento no Sistema de Gestão Fundiária (Sigef), voltados para regularização de 294 lotes rurais. As ações são realizadas pela Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)

O secretário da Sepat, David Inácio disse que o processo de cadastramento teve início na segunda-feira (11) e está sendo realizado na Linha Retiro do Tereré, nº 388, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, no Comércio do Eder, até o dia 22. Essa ação está alinhada ao Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 324 de 2023, firmado entre o Governo do Estado, por meio da Sepat, e o Incra, visando a regularização dos lotes rurais na região.

David Inácio ressalta que o Sigef, é uma ferramenta eletrônica desenvolvida pelo Incra e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que desempenha um papel fundamental na governança fundiária do território nacional. Por meio dele, são recebidas, validadas, organizadas, regularizadas e disponibilizadas as informações georreferenciadas dos limites de imóveis rurais, sejam eles públicos ou privados.

A Coordenadora de Regularização Fundiária, Hannyeller Bragado Alecrim, disse que servidores da Sepat estão colocando marcos topográficos nas propriedades e coletando as informações dos ocupantes, para garantir a precisão e a correta inclusão dos dados no Sigef. Ela ressalta que para realizar o cadastro e a inclusão do georreferenciamento da propriedade, os interessados devem apresentar o RG, CPF e o comprovante de aquisição do imóvel.

David Inácio destaca que essa iniciativa demonstra o compromisso do Governo de Rondônia e do Incra com a regularização fundiária, garantindo a segurança jurídica dos produtores rurais e contribuindo para o ordenamento territorial e o desenvolvimento sustentável da região. A parceria entre os órgãos públicos fortalece a governança fundiária e promove a inclusão social e econômica dos agricultores, consolidando a importância da regularização fundiária para o progresso e a justiça social.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram