Rolim de Moura,

Ginásio Poliesportivo Capitão Cláudio Coutinho, patrimônio público para o esporte e a cultura em Rondônia

Por Redação
Publicado 22/03/2024
Atualizado 22/03/2024
A A

Desde a sua inauguração, há 42 anos, o Ginásio Poliesportivo Capitão Cláudio Coutinho tem se destacado como um importante patrimônio público do estado de Rondônia, oferecendo espaço e estrutura adequadas à prática de atividades esportivas e culturais, além de contribuir para a promoção do bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos.

Localizado na região Central de Porto Velho, o Ginásio Cláudio Coutinho foi inaugurado em 10 de abril de 1982, na gestão do governador Jorge Teixeira. O imóvel está em processo de domínio pleno/cessão, passando da União Federal para o estado de Rondônia. O terreno do ginásio tem 10.866,10m² e uma área construída de 4.419,27m². Está avaliado em R$ 13.952.343,16 (treze milhões, novecentos e cinquenta e dois mil, trezentos e quarenta e três reais e dezesseis centavos), e passou por duas reformas significativas, em 1995 e em 2017, conforme Laudo Técnico de Avaliação.

COOPERAÇÃO TÉCNICA

O titular da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), David Inácio explicou que, o Governo de Rondônia tem trabalhado para firmar um Termo de Cooperacão Técnica, como parte de um plano de trabalho que deve ser celebrado com o Governo Federal, para a doação e transferência/plena de imóveis da União ao estado de Rondônia. A área do Cláudio Coutinho está inserida nesse contexto, “estamos trabalhando para firmar um Acordo de Cooperação Técnica com a União, e essa ferramenta será um passo importante na regularização dos imóveis do patrimônio público”, pontuou.

O titular da Sepat destacou ainda que, essa parceria é fundamental para garantir a regularização e documentação correta dos imóveis públicos, agregando valor e transparência à gestão do patrimônio do Estado. A regularização dos imóveis não apenas legitima a propriedade desses bens, como também possibilita sua valorização no mercado imobiliário, contribuindo para o fortalecimento da imagem institucional e à eficiência na prestação de serviços públicos.

INTEGRAÇÃO

O titular da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Júnior Lopes disse que, o Ginásio Poliesportivo Capitão Cláudio Coutinho é um local para a prática esportiva, e também um espaço de integração, lazer e cultura à população de Rondônia. “Com infraestrutura moderna e adequada, o espaço oferece oportunidades ao desenvolvimento e realização de eventos esportivos e culturais, e promove um estilo de vida saudável e ativo para os rondonienses”, ressaltou.

A coordenadora de Patrimônio Imobiliário da Sepat, Laura Betânia dos Santos Cavalcante frisou que, a administração do Ginásio está sob a responsabilidade da Sejucel, e destacou a importância do Acordo de Cooperação Técnica, que representa um marco importante na política de regularização dos imóveis públicos do Estado, demonstrando o compromisso e ações do Executivo Estadual em garantir a segurança jurídica e a utilização adequada dos imóveis públicos.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram