Rolim de Moura,

PM resgata duas pessoas em situação análoga à escravidão; quatro criminosos são presos
Vítimas trabalhavam sem remuneração, alimentação ou descanso durante a semana; área foi encontrada desmatada

Por Redação
Publicado 25/03/2024
A A

Quatro pessoas foram presas, na sexta-feira (22), por policiais militares do 11º Batalhão, suspeitos de submeter pessoas a trabalho análago à escravidão, maus-tratos, ameaça e crime ambiental, na zona rural do município de Sinop (480 km de Cuiabá). Duas pessoas, de 41 e 56 anos, foram resgatadas.

Conforme informações do boletim de ocorrência, as vítimas conseguiram fugir e foram localizadas às margens da MT-140. Elas relataram que eram mantidas em trabalho análogo à escravidão em uma propriedade rural em Bom Jardim entre os municípios de União do Sul e Cláudia, a mando de uma família.

Uma das vítimas contou que trabalha com o suspeito há um ano e quatro meses, sem registro e que recebe apenas R$ 200 por mês. Segundo o relato das vítimas, os suspeitos não permitiam que eles mantivessem contato com familiares e constantemente eram ameaçados e agredidos com pedaços de mangueira ou facão.

As vítimas também relataram que não eram devidamente alimentadas e dormiam em pequenos colchões jogados ao chão. Também contaram que eram obrigadas a desmatar a região e carregar caminhões com toras de madeira, sem nenhum tipo de equipamento de segurança ou folga durante a semana.

As vítimas apresentavam diversos ferimentos pelo corpo. Uma delas foi contratada há 60 dias e nunca recebeu nenhum pagamento. Após a denúncia, os policiais militares se deslocaram até o endereço da família e autuaram os criminosos em flagrante.

No local, as equipes encontraram diversas toras de madeira e um barracão improvisado utilizado pelas vítimas. Além de uma motosserra, uma luneta, e diversos utensílios para equipamentos de arma de fogo. À PM, eles contaram que não possuem autorização de nenhum órgão competente para o desmate.

Os criminosos e as vítimas foram encaminhadas à delegacia para registro do boletim de ocorrência e demais providências cabíveis.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Reporter MT