Rolim de Moura,

Comissão debate desafios do uso de bioinsumos na agroindústria

Por Redação
Publicado 16/04/2024
A A

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados debate nesta terça-feira (16) os desafios para o uso de bioinsumos na agroindústria.

A sugestão para o debate é do deputado Josenildo (PDT-AP). Ele quer sensibilizar os legisladores sobre a importância de criar um ambiente regulatório favorável que incentive a pesquisa, o desenvolvimento e a comercialização de bioinsumos no Brasil.

"Eles não apenas ajudam a reduzir a dependência de produtos químicos sintéticos, mas também promovem a biodiversidade, melhoram a saúde do solo e das plantas, e podem contribuir para a redução dos custos de produção", ressaltou o deputado.

Ele lamenta, no entanto, que a adoção e o desenvolvimento desses insumos enfrentam desafios significativos, como a necessidade de mais pesquisas, desenvolvimento de tecnologias, regulamentações específicas e a ampliação do conhecimento e aceitação por parte dos produtores rurais.

"A audiência pública visa reunir especialistas, pesquisadores, representantes do setor agroindustrial e autoridades governamentais para discutir o estado atual e o potencial dos bioinsumos na agroindústria brasileira. O objetivo é identificar os principais desafios e oportunidades e definir estratégias para o fomento e a regulamentação adequada do setor, garantindo seu desenvolvimento sustentável e competitivo", completou.

A reunião ocorre às 16 horas, no plenário 5.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram