Rolim de Moura,

Greve de servidores administrativos de universidades federais é tema de debate na Câmara
Cerca de 30 universidades já aderiram às paralisações

Por Redação
Publicado 16/04/2024
A A

A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados discute nesta terça-feira (16) as greves dos servidores técnico-administrativos de universidades federais e de institutos federais por reajuste salarial.

A audiência foi proposta pela deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP) e recebeu o apoio das deputadas Alice Portugal (PCdoB-BA), Erika Kokay (PT-DF), e dos deputados Reimont (PT-RJ) e Rogério Correia (PT-MG).

Sâmia afirma que, até esta semana mais de 30 universidades e institutos federais já tinham entrado em greve, e outras 50 instituições analisam aderir à paralisação.

"Há um motivo centralizador para a mobilização desses servidores: a necessidade urgente da reposição de perdas salariais", afirma a deputada. Ela reconhece, no entanto, que a paralisação também tem outros motivos, entre eles: a precarização das condições de trabalho, o subfinanciamento dessas instituições e a falta de resposta do governo às demandas apresentadas.

Menos dinheiro
Sâmia ressalta ainda que, de acordo com estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), 100% das universidades federais receberam, entre 2010 e 2022, valores inferiores ao necessário para manter o patamar de despesas por matrículas.

Debatedores
Representantes do governo e dos trabalhadores foram convidados para participar da audiência, que será realizada a partir das 16 horas, no Auditório Nereu Ramos.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram