Rolim de Moura,

Marcos Rocha faz balanço do 1º ano de governo, e diz buscar investimentos para RO
Durante reunião com a imprensa nesta segunda-feira (23), governador também falou sobre assuntos como a dívida do Beron, além da construção do novo Pronto-Socorro João Paulo II.

Publicado 23/12/2019
A A
Foto: Diêgo Holanda/G1

O governador Marcos Rocha (PSL) reuniu a imprensa na manhã desta segunda-feira (23) para fazer um balanço do primeiro ano à frente do governo de Rondônia. Entre os assuntos abordados estavam a dívida do Beron, combate à corrupção e construção do novo pronto-socorro João Paulo II.

A entrevista foi realizada no auditório do Palácio Rio Madeira, sede do governo do Estado, em Porto Velho.

Uma das novidades anunciadas pelo governador para 2020 é a terceirização da pavimentação e manutenção de rodovias estaduais com malha de 11 mil quilômetros. Atualmente, a maior parte desses serviços é realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O objetivo é que o departamento trabalhe junto aos municípios, segundo Marcos Rocha.

"Nosso estado é o agronegócio, então a gente precisa ter estradas adequadas e, pensando com os secretários, eu decidi que para o ano que vem nós teremos processo licitatório para contratar as principais vias do nosso estado", explicou.

Marcos Rocha disse que busca investimentos para Rondônia e que há uma empresa que deve se instalar no estado para produzir álcool de milho para uso em veículos. Todo o processo da plantação até a industrialização deve acontecer no estado. Ele argumentou que a diminuição no valor do combustível compensaria o acréscimo na conta de energia elétrica.

"Hoje o álcool no nosso estado é caro então as pessoas preferem abastecer com gasolina, que também é muito cara. O objetivo é que consigamos exportar álcool. A projeção é que o litro passaria de R$ 3,80 para R$ 2,55. Isso dá um impacto positivo no bolso do rondoniense", disse.

Veja os principais pontos abordados pelo governador:

  • Redução da burocracia nos órgãos públicos e enfrentamento à corrupção com a criação de delegacia especializada;
  • Terceirização da responsabilidade de pavimentação e manutenção de rodovias estaduais;
  • Dificuldade e esforço para cumprir o teto de gastos e enxugamento da folha de servidores;
  • Retomada da Feira Agropecuária de Porto Velho;
  • Incentivar a produção de álcool a partir do milho no estado para reduzir o preço do combustível e tornar vantajoso o uso;
  • Parceria com o Governo Federal para regularização fundiária de terras a partir do decreto presidencial;
  • Obras nos estádios Aluízio Ferreira (Porto Velho), João Saldanha (Guajará-Mirim) e do Centro de Convenções da capital;
  • Retirada da vacina contra a febre aftosa;
  • Assinatura de convênio para construção do novo pronto-socorro João Paulo II;
  • Operações de segurança em residenciais populares de Porto Velho.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO