Rolim de Moura,

Demanda por consórcio avança no agronegócio
Em 5 anos, número de participantes interessados na compra de máquinas e implementos agrícolas cresceu 68,2%

Publicado 01/08/2020
A A

Os recordes consecutivos na safra de grãos e o interesse contínuo por novas técnicas que visam ampliar a produtividade no campo têm gerado números positivos no sistema de consórcio de máquinas e implementos agrícolas.

Estudo realizado pela Abac, Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio, mostra uma evolução de 68,2% no número de participantes nesse subsegmento, que passou de 69,5 mil para 116,9 mil de maio de 2015 até maio último. Do total, 70,6 mil ou 60,4% eram produtores rurais pessoas físicas, enquanto as jurídicas corresponderam a 31,6%, com 36,9 mil, e os prestadores de serviços, com 9,4 mil, representaram 8%.

“Com créditos praticados entre R$ 80 mil e R$ 461 mil, constata-se a relevância do consórcio nos mais diversos tipos do agronegócio, em especial para os que planejam ou pretendem comprar máquinas e equipamentos móveis e fixos de forma mais simples e econômica, com mais tecnologia embarcada e que gerem mais lucratividade”, comenta o presidente executivo da Abac, Paulo Roberto Rossi.

No balanço geral divulgado mensalmente pela entidade, as  máquinas e implementos agrícolas fazem parte do segmento de veículos pesados, que também inclui caminhões e foi o que menos sofreu com a pandemina da Covid-19 este ano.

Anúncio

Segundo Rossi, o avanço constante do consórcio de máquinas e implementos agrícolas apoia-se em diversos fatores. “Por se tratar de autofinanciamento, o produtor pode, a qualquer tempo, aderir a grupos em formação ou em andamento, podendo escolher os prazos e durações mais adequados às suas necessidades, com opções variadas de créditos desejados”, explica o executivo.

Na pesquisa, a taxa média mensal dos consórcios praticada foi 0,11% ou 1,33% ao ano, com prazos médios de duração de grupos em 110 meses, representando custos finais inferiores aos disponíveis no mercado financeiro. Dos créditos concedidos por ocasião das contemplações, 50,7% destinaram-se à compra de tratores de rodas e 21,7% à aquisição de tratores com esteira. Do restante, 20,3% envolveram implementos agrícolas/rodoviários e 7,3%, colheitadeiras e cultivadores motorizados.

No agronegócio, de acordo com os diversos tipos de culturas e as variações de épocas de semeadura e colheita, tanto na mono como na policultura, e ainda na pecuária, há diversas formas de pagamento das parcelas dos consórcios, incluindo pagamentos normais, pagamentos anuais por safra e quitações trimestral ou semestral.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: autoindustria