Rolim de Moura,

Prefeitura ministra palestras para alunos da rede pública
Tema aborda a importância na preservação e uso da água

Publicado 27/03/2024
A A
Foto: Assessoria

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em  22 de março, a Prefeitura de Ji-Paraná, com ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), realizou na última semana, palestras para alunos da Rede Pública de Ensino (RPE), abordando sobre a importância do uso da água e a maneira correta de utilizá-la.

A palestra aconteceu na quarta-feira (20) e quinta-feira (21), nas Escolas São Francisco, bairro São Francisco (2º distrito), e Escola São Pedro, bairro Parque São Pedro (1º distrito). Nesta semana as palestras tiveram continuidade na terça-feira (26), na Escola Parque dos Pioneiros e na quarta-feira (27), no colégio Jovem Gonçalves Vilela. 

A ação teve a participação das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semeia) e de Agricultura e Pesca (Semagri), em parceria com representantes da Colônia de Pescadores Z-9.

Entre as atividades em sala de aula, os alunos também participaram de brincadeiras, trabalho de colagem, aulas didáticas sobre a importância do não desperdício da água. A temática trabalhada foi de conscientizar os pequenos em preservar esse recurso natural para a sobrevivência da humanidade.

De acordo com a coordenadora do setor de Educação Ambiental da Semeia, Bárbhara Rodrigues, a iniciativa tem como objetivo educar a comunidade sobre a importância da água e da preservação dos recursos hídricos, e também promover ações que contribuam para a sustentabilidade e a prevenção de fatores que têm impactado de forma tão prejudicial ao clima e saúde da população.

“A água é um bem muito precioso para todos nós. Sem a água a gente não vive. E é importante equilibrar o ciclo,  da água deu desequilibrada, principalmente na nossa região, com relação a desmatamento, mudança de uso de solo, construção de barragens, ou irrigação. Então a gente sabe que todas estas ações afetam o clima e o meio ambiente de um modo geral, também é que estamos passando por enchentes, seca e doenças de veiculação  hídrica. É importante saber cuidar desse bem”, frisou.

Dia Mundial da Água 

O Dia Mundial da Água teve início em 1992 com a Resolução da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), definindo o dia 22 de março para ressaltar a luta pela preservação dos recursos hídricos mundiais. Mas, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, a Unesco, ela passou a ser comemorada a partir de 1993.  

A data convida as pessoas, o poder público, empresas e instituições a refletirem e desenvolverem práticas relacionadas à crise global que afeta a água e o saneamento. Segundo a ONU, 2 bilhões de pessoas no planeta vivem sem acesso à água potável.   

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Fonte: Assessoria