Rolim de Moura,

Agricultura familiar: governo prorroga dívidas e cria novas linhas de crédito
A reivindicação do setor era grande já que produtores de frutas, hortaliças e flores foram alguns dos mais afetados pelo coronavírus; pacote de socorro também inclui afetados pela seca!

Publicado 09/04/2020
A A
Foto: Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul

Após diversas reuniões entre os ministérios da Agricultura e da Economia sobre o pacote de socorro aos produtores rurais afetados pelo novo coronavírus e pela estiagem em alguns estados, o Conselho Monetário Nacional (CMN) oficializou nesta quinta-feira, 9, o plano de ajuda econômica.

Um dos destaques foi para os produtores da agricultura familiar, enquadrados no Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A reivindicação do setor era grande já que produtores de frutas, hortaliças e flores foram alguns dos mais afetados pela diminuição na demanda por conta do fechamento de bares e restaurantes, após o coronavírus.

Além disso, outra ajuda anunciada foi para pequenos produtores afetados pela seca, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Veja as medidas anunciadas para a agricultura familiar!

Produtores afetados pelo coronavírus

Prorrogação de dívidas de custeio e investimento 

  • Data da prorrogação: até o dia 15 de agosto de 2020
  • Parcelas prorrogadas:  vencidas ou vincendas, entre 1º de janeiro de 2020 e 14 de agosto de 2020

Crédito de custeio

  • Valor: Até R$ 20 mil
  • Juros: 4,6% ao ano
  • Prazo para pagamento: Até 36 meses, incluídos até 12 meses de carência
  • Data de contratação: Até 30 de junho de 2020

Produtores afetados pela seca

Crédito de custeio

  • Valor: Até R$ 20 mil
  • Juros: 4,6% ao ano
  • Prazo para pagamento: Até 36 meses, com 12 meses de carência
  • Data de contratação: Até 30 de junho de 2020

Atenção:  Estão autorizados a adquirir o crédito os produtores que tiveram prejuízos com a seca em municípios com decretação de situação de emergência ou do estado de calamidade pública entre 1º e janeiro de 2020 até 9 de abril de 2020 e reconhecida pelo governo estadual. 

Neste caso, o agricultor poderá destinar até 40% do orçamento para manutenção do beneficiário e de sua família, para a aquisição de animais destinados à produção necessária à subsistência, compra de medicamentos, agasalhos, roupas e utilidades domésticas, construção ou reforma de instalações sanitárias e outros gastos indispensáveis ao bem-estar da família.

Prorrogação de dívidas de custeio e investimento 

  • Parcelas prorrogadas:  vencidas ou vincendas de 1º de janeiro de 2020 a 30 de dezembro de 2020, inclusive aquelas já prorrogadas por conta da seca entre 1º de janeiro de 2020 e 9 de abril de 2020.
  • Prazo de reembolso: Para operações de custeio, será de sete anos e, no caso de operações de custeio prorrogado e de investimento, o prazo será de até um ano após o vencimento do contrato vigente.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Canal Rural