Rolim de Moura,

Governo inicia entrega de nitrogênio para municípios do sul de Rondônia
Fornecimento irá fomentar e intensificar atividade de melhoramento genético

Publicado 20/07/2020
A A

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater Rondônia), iniciou a primeira etapa de fornecimento de nitrogênio para municípios do sul do Estado, visando fomentar e intensificar atividade de melhoramento genético para o aumento da produção dos rebanhos leiteiros da região. As 14 botijas abastecidas com nitrogênio e entregues já atenderam 20 produtores dos municípios de Cabixi e Vilhena.

A Emater Rondônia está fornecendo nitrogênio para todos os municípios de Rondônia, através de duas fábricas: uma sendo localizada em Porto velho, e outra em Ouro Preto do Oeste e, futuramente, será ativada a indústria de nitrogênio localizada em Colorado do oeste, em parceria com a prefeitura municipal.

“A revitalização da indústria de nitrogênio de Colorado do Oeste irá servir os municípios da região do Sul de Rondônia atendendo a todos os produtores que necessitarem do insumo, no caso, o nitrogênio”, informou o extensionista rural da Emater de Colorado do Oeste, Carlos Eduardo Garcia.

O nitrogênio líquido é coletado a partir das moléculas suspensas no ar, captadas por uma máquina separada e armazenadas em depósitos criogênicos. Possui uma temperatura de 197 graus negativos com uma impressionante capacidade de congelamento. “O nitrogênio líquido é utilizado para manter congelado material genético humano, animal e vegetal. Também é utilizado na agricultura de diversas formas. Na pecuária leiteira e de corte é utilizado, em sua grande maioria, para conservação de sêmen, óvulos e embriões utilizados para reprodução”, explicou Eduardo.

O fornecimento de nitrogênio para produtores rurais iniciou com o Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (Proleite) em 2007, criado pela Seagri, para atendimento de produtores, através do Projeto Inseminar, que teve como intuito principal a melhoria da qualidade dos rebanhos leiteiros, visando aumentar grandemente a produção leiteira, os ganhos financeiros dos produtores rurais e alavancando ainda mais a atividade no Estado.

“Esse programa contribuiu muito para diversos produtores rurais, onde anteriormente tinham vacas em seus rebanhos com produção leiteira de 2,5 litros a 7 litros por vaca e, atualmente, temos produtores com vacas produzindo de 20 a 50 litros por dia e novilhas produzindo entre 15 a 30 litros por dia, sendo estas melhoradas através de inseminação artificial, fruto do Proleite”, contou o extensionista Carlos Eduardo. Colorado do Oeste possui atualmente cerca de trinta produtores que realizam inseminação do próprio rebanho e outros que pagam veterinários para realização do processo de inseminação por uso de protocolo hormonal (IATF).

“Nós estamos reativando as usinas para atender o produtor rural e intensificar as ações de fortalecimento do programa de melhoria genética do rebanho leiteiro de nosso Estado. Essa ação é uma determinação do governador Marcos Rochas, que tem se empenhado muito para que as usinas voltassem a funcionar. As usinas de nitrogênio instaladas na região de Ouro Preto voltaram a funcionar no início do ano e hoje estamos fornecendo nitrogênio para os produtores”, contou o secretário da Seagri, Evandro Padovani.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram