Rolim de Moura,

Governos estadual e federal assinam convênio para contratação do Programa Nacional de Crédito Fundiário em Rondônia
A assinatura oficial do convênio de contratação entre os governos federal e estadual aconteceu na manhã de sexta-feira (6), no município de Cacoal, durante a realização do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café do Estado de Rondônia

Publicado 07/11/2020
Atualizado 07/11/2020
A A

O Governo do Estado, assinou o convênio de contratação do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) – Terra Brasil, do Governo Federal. Os casais de agricultores Kaio Crepaldi e Melry Samia; Paulo Sérgio e Juliana Sfalcini, já entram para a história de Rondônia por serem uns dos primeiros a fortalecer o desenvolvimento econômico sustentável ao garantirem linhas de crédito com a proposta de financiamento por meio do Terra Brasil.

A assinatura oficial do convênio de contratação entre os governos federal e estadual aconteceu na manhã de sexta-feira (6), no município de Cacoal, durante a realização da quinta edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café do Estado de Rondônia (Concafé), com a presença do vice-governador, José Jodan, e do secretário especial de Regularização Fundiária do Ministério da Agricultura (Mapa), Nabhan Garcia.

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) – Terra Brasil, conforme divulgado pelo governo federal, é constituído por um conjunto de ações e projetos de reordenação fundiária e de assentamento rural, complementares à reforma agrária, promovidos por meio do crédito fundiário, oriundo dos recursos do Fundo de Terras e Reforma Agrária, destinados ao acesso à terra e a investimentos básicos e integrados. Até o momento, o programa deverá assistir pelo menos 335 novos empreendedores que requereram a linha de crédito.

Essa foi um das agendas cumpridas, em Rondônia, pelo secretário especial de Regularização Fundiária do Ministério da Agricultura (Mapa), Nabhan Garcia, na manhã de sexta-feira (6). A proposta de financiamento gera contratos de compra e venda com força de escritura pública, que quando registradas passam a titularidade do imóvel para o beneficiário a título de alienação fiduciária.

De acordo com o coordenador do Crédito Fundiário da Unidade Técnica Estadual (UTE) da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Bruno Vinícius, ao ser contemplado, o produtor pode procurar a UTE, uma das assistências técnicas credenciadas no seu município, Plantae, Plantec, Visão Rural ou Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater Rondônia), onde será orientado sobre as regras do Programa e sobre quais documentos são necessários.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Foi efetuada a assinatura do termo de convênio entre o Governo do Estado de Rondônia e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) – regularização fundiária de imóveis rurais.

A parceria fortalece o processo de contratação de 35 profissionais para atuarem no programa de regularização fundiária. Com o reforço dos profissionais, a expectativa é de que em 12 meses o Governo do Estado pode chegar à entrega de pelo menos 16 mil títulos de propriedades rurais de Rondônia, conforme estimativa apresentada pelo secretário da Seagri, Evandro Padovani.

Ao tecer comentários sobre o processo de regularização fundiária, o secretário especial, Nabhan Garcia argumentou sobre a importância tanto do PNCF – Terra Brasil, quanto do convênio que prevê a contração de  profissionais para atuarem no programa de regularização fundiária. Mesmo destacando os eventos, Nabhan Garcia foi enfático em afirmar que não tolera invasões de terras. Foi destacada a importância da parceria com o Incra, considerando a evidência do alinhamento político entre o Governo Federal e o Governo Estadual.

Conforme ressaltado por Evandro Padovani, a falta da regularização fundiária não garante ao proprietário das terras uma sustentação jurídica. “A reforma agrária dará mais tranquilidade para o campo”, enfatizou.

APP MINHA EMATER-RO

Ainda cumprindo agenda em Rondônia, o secretário especial de Regularização Fundiária do Ministério da Agricultura participou do lançamento oficial do aplicativo “Minha Emater-RO”, idealizado pela Emater de ROndônia para disponibilizar acesso às informações da Entidade via tablets e celulares.

A proposta, conforme detalhado pelo diretor-presidente da Emater, Luciano Brandão, trata-se de um momento importante para o Estado, colocando à disposição de agricultores e produtores uma nova tecnologia que prevê maior aproximação entre produtores, extensionistas e público em geral que terão mais facilidade para identificar propriedades e conhecer os programas de políticas públicas voltados para o desenvolvimento agrícola do Estado.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram