Rolim de Moura,

Com crise sanitária no Amazonas, CBF transfere mandos de Manaus e Fast na Copa Verde para Brasília
Duelos das equipes amazonenses contra Ji-Paraná-RO e Independente-PA, respectivamente, seguem com datas mantidas, mas no estádio Defelê, em Brasília

Por Ge
Publicado 17/01/2021
A A

A pedido do Governo do Amazonas, que vive um colapso no sistema de saúde devido a uma segunda onda da Covid-19, e por conta da impossibilidade de disponibilizar ambulâncias e atender clinicamente os jogadores caso fosse necessário, a CBF transferiu os mandos de campo de Manaus FC e Fast pela Copa Verde 2020 para Brasília.

Os times, que inicialmente mandariam seus jogos contra Ji-Paraná-RO e Independente-PA na Arena da Amazônia, em Manaus, agora jogarão no estádio Defelê, no Distrito Federal. O Galo Elétrico, inclusive, já havia demonstrado preocupação com o agravamento da pandemia na capital amazonense a ponto de pedir o adiamento do confronto diante do Fast.

As datas estão mantidas para os dias 21 e 20 de janeiro, respectivamente, mas os horários também sofreram alterações: passaram das 17h (de Brasília) para às 15h30. Todas as mudanças já constam no site da CBF.

- Fomos procurados pelo governo do Estado, por meio da FAAR (Fundação Amazonas de Alto Rendimento), e nos foi sugerido a não realização das partidas pelo momento que vivemos, algo que já estávamos discutindo internamente com nosso comitê de crise. Reunimos com os clubes e em seguida discutimos algumas possibilidades com a CBF, que acatou nossa solicitação - explicou o presidente Federação Amazonense de Futebol (FAF), Dissica Valério Tomaz.

O vencedor dos confrontos entre Manaus x Ji-Paraná e Fast Clube x Independente avançam para as oitavas de final da competição, quando vão enfrentar Atlético-AC e Rio Branco-AC, respectivamente. Nas duas primeira fases, os confrontos são em jogo único e, em caso de empate, a decisão da vaga será decidida nos pênaltis.

A partir das quartas de final os confrontos passarão a ser de ida e volta até à decisão. As finais estão marcadas para 21 e 24 de fevereiro. Não há gol fora de casa como critério de desempate. Em caso de empate, os classificados serão definidos pelo saldo ou disputa de pênaltis. O campeão da Copa Verde 2020 terá vaga assegurada na terceira fase da Copa do Brasil 2021.

Colapso sanitário em Manaus

Manaus sofre com o avanço dos casos de Covid-19. As internações bateram recordes, e unidades de saúde ficaram sem oxigênio nesta quinta-feira. O Amazonas está sendo obrigado a enviar pacientes para outros estados.

Os cemitérios estão lotados, tiveram o horário de funcionamento ampliado e instalaram câmaras frigoríficas. Para frear o vírus, o governo decidiu proibir a circulação de pessoas entre 19h e 6h em Manaus. O Amazonas já registrou desde início da pandemia 223.360 casos, com 5.930 mortes. Só nas últimas 24 horas foram registrados 82 mortes e 3,1 mil novos casos.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Ge