Rolim de Moura,

Polícia Militar de Rondônia realiza atividades voltadas para a saúde mental e fortalecimento da tropa
Orientação quanto aos cuidados com a saúde mental durante a pandemia

Publicado 23/09/2021
Atualizado 23/09/2021
A A

O Governo de Rondônia, por meio da Polícia Militar (PMRO), oferece atividades que buscam promover a saúde mental entre os policiais. As ações são desenvolvidas pela Diretoria de Serviço Social (DISS) e têm o objetivo de fortalecer os fatores de proteção e minimizar os riscos que podem trazer agravos à saúde dos integrantes da corporação. Para este mês, em referência ao “Setembro Amarelo”, mês mundial de prevenção ao suicídio, foi programada uma ação especial.

A diretora da DISS, capitã psicóloga Magda Tatagiba, explicou que foi preparada uma atividade específica para o “Setembro Amarelo”, mas a busca pela promoção da saúde mental ocorre o ano todo com uma série de ações. Neste mês, são desenvolvidas atividades psicoeducativas em grupo com os policiais militares que atuam prioritariamente na Rádio Patrulha.

Segundo a Diretoria de Serviço Social, a atividade consiste em uma roda de conversa sobre sinais de risco ao suicídio, cuidados com a saúde mental, como auxiliar alguém que esteja com risco suicida e a divulgação da Resolução de Atendimento Psicossocial ao Policial Militar em Risco Suicida, uma diretriz da PMRO que visa auxiliar a prevenção ao suicídio.

Essa ação soma-se às demais atividades desenvolvidas este ano: Janeiro Branco, Oficinas de Inteligência Emocional, Grupo de Apoio a Pessoas Enlutadas, Oficinas de Manejo de Estresse e Habilidades de Relações Interpessoais, Grupo de Manejo de Ansiedade, Atividades de Prevenção ao Suicídio, além dos atendimentos individuais por meio da psicoterapia e o serviço de plantão psicológico que está disponível das 8h às 18h para atendimentos de crise emocional.

Conforme a DISS,  são vários os fatores que podem ser considerados estressores, varia muito de pessoa para pessoa e dos recursos que cada um possui para lidar com tais fatores. No caso dos policiais militares, além de estarem sujeitos a problemas e emoções como qualquer outro, possuem o acréscimo de arriscarem a vida cotidianamente em prol da sociedade.

A atividade policial militar, de acordo com a Diretoria, se diferencia totalmente das demais profissões devido às suas especificidades, pois os policiais militares que fazem o policiamento ostensivo carregam consigo grande impacto na saúde física e mental que precisa estar pronto para tomar decisões rápidas, correndo risco de morte, sendo que suas ações trarão impacto para si, para outros e para a sociedade. Sendo assim, as estratégias de cuidado à saúde mental são consideradas essenciais.

Com as atividades desenvolvidas em prol da saúde mental, a DISS destacou que a tropa se sente mais confortável em buscar os serviços quando necessário, e que o resultado mais valioso é a aproximação da tropa com a Diretoria de Serviço Social e a desmistificação de temas relativos à saúde mental e ao trabalho do profissional em psicologia.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram