Rolim de Moura,

Detran atinge um público de mais de 7 mil pessoas em ações educativas no fim de semana

Por Redação
Publicado 06/12/2022
A A

Em busca de sensibilizar, orientar e educar a população quanto ao Código de Trânsito Brasileiro – CTB, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia, realiza semanalmente, ações de cunho educativo como parte do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans. De 30 de novembro a 4 de dezembro, a Diretoria Técnica de Educação de Trânsito – Dtet realizou em Porto Velho, a blitz “Motorista Camarada” e atividades educativas; nas ações do “Rondônia Cidadã” e “Domingão da Jatuarana”. 

Baseado no Calendário de Campanhas Educativas estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito – Contran, que define o tema e o cronograma das campanhas a serem seguidos, com o objetivo de orientar todas as ações com o mesmo objetivo, nas mesmas áreas e foco, respeitando as particularidades de cada Estado e Município. “Juntos salvamos vidas” é a mensagem adotada em todas as ações.

Blitz Educativa

Com abordagens de veículos na avenida Rio Madeira, voluntários entregaram mensagem sobre o risco de dirigir sob influência de bebida alcoólica e as consequências decorrentes pelos sinistros de trânsito, causando impactos sociais e ao sistema de saúde. Foi entregue aos motoristas o Guia do Bom Condutor, com as seguintes orientações:

  • Pratique a empatia e o respeito no trânsito.
  • Respeite as leis de trânsito.
  • Lembre-se: todos os ocupantes do veículo devem utilizar o cinto de segurança.
  • Esteja atento à sinalização, ela serve para informar e orientar os motoristas sobre as vias.
  • Tenha cuidado com pedestres, ciclistas e motociclistas.
  • Sinalize antes de realizar uma ação.
  • Manter a distância é a regra básica para a direção defensiva, logo, torna o trânsito mais seguro a todos.

Motorista Camarada

Ação que abordou 133 frequentadores de bares e festas, sensibilizando sobre a importância de eleger um “amigo” que não beba, para conduzir o veículo e levar os demais amigos com segurança para a casa. 

No final de semana, os voluntários estiveram em uma festa popular em Porto Velho, onde encontraram a secretária Municipal de Educação da Capital, Gláucia Negreiros. Além das abordagens diretas, agentes de educação de trânsito concederam entrevista sobre a ação para uma rádio, atingindo um público de mais de 6 mil ouvintes.

“Este trabalho de conscientização é de suma importância, principalmente no início da festa, pois os servidores conversam de forma tranquila, perguntando quem é o motorista da vez, e assim o público já começa a festa consciente que é realmente importante não beber e dirigir”, destacou Gláucia Negreiros, que estava acompanhada do vereador Edwilson Negreiros e esposa, Leila Oliveira Fortuoso Negreiros.

Rondônia Cidadã e Domingão da Jatuarana

A Dtet também participou de ações organizadas pela iniciativa pública e privada, como o “Rondônia Cidadã”, que leva serviços à população nos finais de semana, promovido pela Secretaria de Assistência Social – Seas, e o “Domingão da Jatuarana”, atendendo ao público adulto e infantil.

O diretor Técnico da Dtet, Ruymar Pereira de Lima explica que, diversificar a participação da Diretoria de Educação em atividades noturnas e ações de parceiros, tem o objetivo de levar a “educação” para todo tipo de público. A Dtet realizou sete ações na última semana, abordando 7.499 pessoas.

“Seja criança, jovem ou adulto, todos participam do trânsito, e queremos que todos se comportem de forma segura, conhecendo seus direitos e aplicando seus deveres”, destacou Ruymar Pereira de Lima.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha,  ressalta que as atividades educativas de trânsito são de suma importância para redução dos sinistros, “o governo tem investido nas campanhas educativas e ações que prezam pela segurança  no trânsito, o objetivo é salvar vidas”, destacou, Marcos Rocha.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram