Rolim de Moura,

“A vida se encontra no trânsito” é tema de ação educativa do Detran Rondônia

Por Redação
Publicado 06/04/2023
A A

O Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia realizou ação educativa nas Avenidas Imigrantes e Sete de Setembro, com o tema “a vida se encontra no trânsito”. As atividades aconteceram na quarta-feira (5), em Porto Velho.

Fundamentada no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans, criado pela  Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018, e que o Detran aderiu em 2022, servidores da Escola Pública de Trânsito, abordaram motoristas e passageiros de carros e motos, sensibilizando-os quanto à importância de respeitar o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, destacando:

  • Uso correto de dispositivos de segurança, capacete afivelado para motoqueiros, e cinto de segurança para todos os ocupantes de automóveis;
  • Não utilizar celular quando estiver no trânsito;
  • Respeitar a sinalização;

No trânsito, o maior cuida do menor; ou seja, os veículos de maior porte são responsáveis pelos de menor porte, assim como os motorizados pelos não motorizados.

Para o governador Marcos Rocha, as ações educativas executadas pela Escola Pública de Trânsito do Detran, têm o importante papel de conscientizar condutores e pedestres sobre comportamentos no trânsito, que zelem pela segurança das pessoas. “Transformar conhecimento em ação é o que todos que participam do trânsito precisam fazer, apenas dessa maneira, alcançaremos a meta estipulada pelo Pnatrans, com a redução de no mínimo 50% das taxas de mortes por grupo de habitantes e por grupo de veículos, até 2030”, evidenciou.    

O diretor da Escola Pública de Trânsito, Renato de Moraes Ramalho destaca que, no mês de abril, no dia 21, comemora-se o Dia Nacional da Paz no Trânsito, o que ressalta a importância de manter atitudes de empatia, gentileza e cuidado com o próximo. “A vida se encontra no trânsito, é tema da nossa campanha institucional, que promove uma convivência harmônica no trânsito entre todos os participantes, sejam pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas”.

A ação educativa realizada pelos agentes de Educação de Trânsito foi no formato de “Parada Educativa”, similar à blitz, na qual veículos são parados enfileirados em um trecho da via dividida por cones. O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, explicou que, “a educação para o trânsito é direito de todos, e constitui dever prioritário aos componentes do Sistema Nacional de Trânsito – SNT, conforme preconiza o CTB”, concluiu.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram