Rolim de Moura,

Região Madeira Mamoré se destaca no 2° Concurso ConQueijo e leva nove dos 15 prêmios

Por Redação
Publicado 31/05/2023
A A

O 2º Concurso de Qualidade dos Queijos de Rondônia, Conqueijo, realizado durante a 10ª Rondônia Rural Show, reuniu na competição agroindústrias de laticínio do Estado, e distribuiu 15 prêmios em cinco categorias diferentes, destacando-se os municípios de Itapuã do Oeste, Candeios do Jamari e Guajará Mirim, da região Madeira Mamoré, que juntos levaram mais da metade dos prêmios.

As agroindústrias premiadas têm em comum, o fato de receberem assistência técnica da Entidade Autárquica de assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia – Emater/RO, que orienta toda a cadeia produtiva do leite, desde a produção nas propriedades rurais até o processamento na agroindústria familiar. “Para nós da Emater/RO, o ConQueijo só vem abrilhantar o trabalho da assistência técnica, porque as agroindústrias orientadas estão sendo premiadas, é um reconhecimento do trabalho da extensão rural e do produtor”, disse Luciano Brandão, presidente da Emater Rondônia.

O objetivo do governo de Rondônia com a realização do concurso é estimular a melhoria da qualidade do queijo rondoniense, por meio de uma competição saudável entre as agroindústrias, bem como dar visibilidade a este importante produto lácteo, que está na pauta de exportação do Estado.

Para o governador Marcos Rocha, o Concurso de Qualidade do Queijo contribui para a melhoria da qualidade e valorização das produções queijeiras das agroindústrias familiares e dos estabelecimentos agroindustriais de pequeno porte, processadores de leite e derivados. “As famílias passam a ter mais uma fonte de renda, com produtos de qualidade e ajuda a fomentar a economia de Rondônia”, explicou.

Na lista das premiações conquistadas pelos laticínios da região Madeira Mamoré; tem dois – primeiro lugares, nas categorias provolone e coalho, e quatro – segundo lugares, e mais três prêmios de terceira posição. Na categoria provolone, o laticínio Laklein de Candeias do Jamari é bicampeão, e na categoria coalho, o primeiro lugar foi para Guajará-Mirim, laticínio Pôr do Sol.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram