Rolim de Moura,

Reeducandas de unidade prisional produzem roupas pets, em Porto Velho

Publicado 04/01/2024
A A
Foto: Fran Carlos Passos

Por meio de mão de obra reeducanda a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) produz roupas para cachorros, com o apoio da Vara de Execuções das Penas e Medidas Alternativas (Vepema), em unidade prisional de Porto Velho.

O projeto foi idealizado pela Diretoria de Políticas Penais (Dipp), e organizado pela Gerência de Reinserção Social (Geres), com objetivo de fomentar a economia criativa, ressocializar e profissionalizar mulheres privadas de liberdade da Penitenciária Estadual Suely Maria Mendonça, na Capital.

Antes da confecção das peças, foi ofertado pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), o curso profissionalizante de corte e costura com foco em produção de roupas pet. Após a confecção, as roupas são comercializadas em feiras promovidas pelo Governo do Estado, onde o valor recebido vem sendo aplicado na manutenção do projeto, na unidade prisional e também às detentas.

Para a realização do projeto foi utilizado o recurso no valor de 24.195,50 (Vinte e quatro mil, cento e noventa e cinco reais e cinquenta centavos), provido pela Vepema.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o projeto tem aproveitamento, tanto na economia como na reintegração das mulheres privadas de liberdade à sociedade.

Segundo o secretário de Estado da Justiça, Marcus Rito, após estudar o comércio em ascensão, observamos uma grande procura da população por roupas pet, “então, unimos o trabalho de ressocialização promovido pela secretaria com a ideia de economia criativa que a confecção das roupas poderia gerar, e é gratificante ver que está dando certo”, afirmou.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram