Rolim de Moura,

Detran Rondônia intensifica ações educativas em escolas no período de volta às aulas

Publicado 20/02/2024
A A
Foto: Miro Costa

Com o objetivo de promover segurança para os estudantes rondonienses, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO) intensifica as ações educativas em escolas no período de volta às aulas.  Na segunda-feira (19), os educadores da Escola Pública de Trânsito (EPT) realizaram um pit stop em frente à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Duque de Caxias, em Porto Velho, com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância do respeito e uso da faixa de segurança.

A iniciativa contou com a participação do diretor-geral do Detran/RO, Léo Moraes; da diretora da EPT, Junaia Freitas; de agentes de trânsito da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat); além do diretor e vice-diretora da Escola Duque de Caxias, Geferson Sales Guimarães e Marly de Lima Ribeiro, respectivamente.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações realizadas pelo Detran/RO refletem o comprometimento do Estado com a Educação e segurança no trânsito. “Destacamos tais ações, que visam educar, orientar e sensibilizar condutores e pedestres, fortalecendo o comportamento seguro, protegendo nossos estudantes e promovendo um trânsito mais seguro no Estado”, ressaltou.

A diretora Junaia Freitas explica que, com o retorno das aulas, as ações educativas de trânsito se tornam uma oportunidade para influenciar o comportamento dos pais, que são condutores, mas também para conscientizar os alunos pedestres. “É essencial moldar o comportamento no trânsito desde cedo, comprometido com a segurança, conscientizando nossos alunos que os bons comportamentos geram segurança para todos”, salientou. 

A vice-diretora da Escola Duque de Caxias, Marly de Lima Ribeiro destacou os impactos da ação para a comunidade escolar, ressaltando sobre a importância da segurança no trânsito. “Somos gratos ao Detran/RO e todos os envolvidos por investirem na formação dos alunos como cidadãos responsáveis. Estamos comprometidos com a educação da sociedade e um trânsito mais seguro”, evidenciou.

O diretor-geral do Detran/RO, Léo Moraes afirmou sobre a ação que, “iniciativas como essa não apenas educam, mas também salvaguardam os alunos. Orientar condutores e pedestres é essencial para um trânsito mais seguro e à formação de cidadãos responsáveis em relação ao trânsito”, pontuou.

Além do pit stop, a EPT realizou palestra para os estudantes da Escola Duque de Caxias, e ainda promoveu um sorteio de bicicletas. Um café da manhã foi oferecido aos pedestres que transitavam na Avenida Farquar. Nesta semana, a equipe de Educação da Escola Pública de Trânsito estará também presente na Escola Santa Marcelina e no Colégio Tiradentes, onde o fluxo de veículos aumenta significativamente, no período de volta às aulas.

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO 

A utilização de calçadas, faixas de pedestres e passarelas é a forma mais segura para os pedestres circularem nas vias públicas, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As calçadas devem estar livres de obstáculos e em boas condições de conservação para que os pedestres possam trafegar com segurança. Ao seguir as regras do CTB e utilizar os equipamentos de segurança adequados, os pedestres contribuem para um trânsito mais seguro.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Foto: Miro Costa