Rolim de Moura,

VEJA O VÍDEO: Menino emociona ao traduzir história para amigo surdo em Rolim de Moura
“Eu queria que ele entendesse tudo”

Publicado 09/12/2019
Atualizado 09/12/2019
A A
Foto: Reprodução/vídeo

Ygor Ferreira e Carlos Henrique tem cinco anos  e estudam na mesma escola, em Rolim de Moura. Os dois são amigos e o fato de Carlos Henrique ser deficiente auditivo nunca foi entrave para o bom relacionamento dos dois. Trata-se de uma dupla esperta e extremamente comunicativa mas dia desses eles se superaram. O professor Edilson Ferreira, instrutor de Libras ( Lingua Brasileira de Sinais)contava a estória de Chapéuzinho Vermelho  e percebeu que Ygor repetia cada palavra que ouvia, através de gestos, ao amiguinho.

O professor registrou o momento em vídeo, compartilhou no seu perfil no Facebook  e a postagem viralizou. Segundo o pedagogo, que atualmente faz pós-graduação em Libras, esse foi um dos maiores presentes que ganhou durante quase 9 anos de sala de aula. "Estou muito feliz, muito realizado. Naquele dia, li a história em voz alta e sinalizava [em Libras] para ele entender o que estava acontecendo. Terminei e virei para o quadro para escrever a atividade do dia. Quando retornei para a turma, vi o Ygor tentando traduzir a história de novo para ele", contou Santos, que atua no pré-II da escola Balão Mágico. "Foi como se ele [Ygor] estivesse contando os detalhes da história. Fiquei muito surpreso. Peguei o celular, pois queria mostrar para os pais dos dois. O Ygor estava ali, fazendo a inclusão, estava tendo a empatia pelo amiguinho. Fiquei muito emocionado", acrescentou.

“Muita gente tem uma visão de educação infantil, que a gente só brinca, que as crianças não aprendem. Os dois deram uma aula para a gente. Ensinaram que é possível incluir, que é possível aprender também. A escola está fazendo o papel dela” diz Edilson dos Santos, explicando que no inicio Carlos ficava isolado no fundo da sala, já que por ser surdo, tinha dificuldade de interação com o resto dos alunos. Carlos, no entanto, já sabia alguma coisa de Libras, que tinha aprendido em casa e começou a ensinar os coleguinhas.

O educador Edilson S atualizou o currículo escolar da turma e começou a ensinar as crianças em sala de aula. Isso aconteceu ao longo de todo o ano e o resultado, claramente, surtiu efeito. Ygor foi um dos estudantes que sempre mostrava interesse em aprender. Hoje o pequeno Ygor não se diferencia em nada dos demais alunos e também é um dos mais procurados, já que todos tem curiosidade em aprender mais a linguagem dos sinais.

“A escola normalmente abre as portas e acredita que está fazendo parte da inclusão. Mas vejo que é diferente. Incluir é mais do que abrir vagas, é mais do que colocar na sala de aula. Incluir é abrir de fato o coração. É estar preparado profissionalmente. Ter conhecimentos e estar preparado para auxiliá-los”, diz o professor

"Fiz para ele entender a história" Os familiares de Ygor estão super orgulhosos do gesto do pequeno. Mas ainda estão sem saber o que pensar sobre a quantidade de pessoas que já assistiram as cenas —até o momento ele já ultrapassou 781 mil visualizações e mais 15 mil compartilhamentos. 

Segundo Kelma Jaqueline Ferreira, 32, mãe do aluno, dá um pouco de medo ver a proporção que tudo está tomando. "Fico muito orgulhosa. Já pequenininho falando assim. Fico tão encantada. O Ygor sempre foi muito comunicativo, brinca com todos.

E ele é encantado pelo Carlos, desde o começo do ano. Eu nem sabia que ele gostava e sabia tanto de Libras até ver o vídeo", contou Ferreira. "Mas não vou falar que não fiquei assustada. Como mãe, a gente sempre tem um pouco de medo." Agora que descobriu a afinidade do filho pela língua, Ferreira está pensando em estimular mais esse aprendizado. Talvez até pesquisar um curso extra para ele se aperfeiçoar. Com ajuda dela, perguntamos para o Ygor o motivo dele ter começado a contar a história em Libras. A resposta não podia ter sido mais fofa: "Decidi traduzir porque ele é surdo e não escuta o que o professor está falando. Fiz para ele entender a história", disse. Para ele, o fato de Carlos ser surdo é exatamente o motivo dos dois serem amigos.

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Foto: Reprodução/vídeo
Foto: Reprodução/Arquivo pessoal Escola
Foto: Reprodução/Arquivo pessoal Escola
Foto: Reprodução/Arquivo pessoal Escola/Esse é o pequeno Carlos
Foto: Reprodução/Arquivo pessoal Escola/Esse é o pequeno Ygor
Foto: Reprodução/Arquivo pessoal Escola