Rolim de Moura,

Força-Tarefa Realiza Inspeções em Lavouras de Cacau e Cupuaçu em Rondônia
A ação tem como objetivo prevenir a monilíase do cacaueiro, uma praga que pode ter impacto econômico significativo nas lavouras.

Publicado 15/06/2023
A A

Nesta semana, uma equipe técnica de uma agência de defesa sanitária agropecuária em Rondônia está realizando inspeções em lavouras de cacau e cupuaçu na região de Porto Velho. A iniciativa visa combater a monilíase do cacaueiro, uma praga causada por um fungo que afeta significativamente a produção desses frutos.

O coordenador do Programa de Vigilância e Controle de Pragas da agência destaca que o objetivo é certificar ao Ministério da Agricultura a ausência da doença no estado. A detecção precoce é crucial para conter a praga antes que se espalhe para outras regiões.

Além das inspeções, a força-tarefa também está orientando os moradores sobre medidas preventivas. É recomendado que os habitantes evitem trazer frutos, sementes e mudas de regiões onde a praga foi detectada.

Em anos anteriores, focos da doença foram encontrados em estados vizinhos, levando Rondônia a ser classificado em estado de emergência fitossanitária.

O governo do estado está investindo em treinamento e equipamento para estar preparado para agir emergencialmente caso a praga seja detectada.

A monilíase pode ser transmitida por vento, chuva, insetos e animais, mas também pelo homem, através de materiais contaminados como roupas, utensílios, sementes e frutos.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram