Rolim de Moura,

Agrotóxico que ameaça abelhas e borboletas passa a ter o uso restrito em Rondônia
Medida foi tomada após um estudo do Ibama, que revelou que o produto causa males a insetos polinizadores.

Por Redação
Publicado 01/03/2024
A A

O agrotóxico contendo o ingrediente ativo Tiametoxam passou a ter o uso restrito em Rondônia, alertou a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), após uma decisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que descobriu, após estudos, que o produto ameaça a vida de abelhas e borboletas, insetos polinizadores.

O que é o Tiametoxam? é um inseticida à base de nicotina que atinge as células do sistema nervoso central dos insetos, deixando-os desorientados e levando-os à morte.

O uso do produto deixou os órgãos em alerta, já que as abelhas são fundamentais para a produção de alimentos, sendo que mais de 70% da polinização das espécies dessas plantas é feita por elas. Com o uso de abelhas nas lavouras, a produtividade e a qualidade dos cultivos aumentam.

Com a medida, os agricultores ficam proibidos de usar o químico por meio de pulverizações, incluindo o uso de aviões agrícolas e tratores para a aplicação do produto.

O uso desse agrotóxico foi proibido em 10 culturas, como a batata, cebola e eucalipto e em outros 25 cultivos, como no caso do milho, da soja e do trigo, o uso da substância continuará a ser permitida, mas com restrições.

Prazo
Segundo a Idaron, os produtos com Tiametoxam adquiridos até 22 de fevereiro poderão ser utilizados até o seu fim, conforme as especificações do rótulo e da bula que estavam definidas no momento que o produtor comprou o produto.

O Ibama também estabelece que, em um prazo de 180 dias, os fabricantes com Tiametoxam se adequem às novas normas no rótulo e na bula, deixando claro os riscos do material para insetos polinizadores.

A embalagem deve informar que "o produto é tóxico às abelhas" e que "a aplicação aérea não é permitida".

Além disso, precisa especificar ainda que a "pulverização foliar não dirigida ao solo ou às plantas, ou seja, aplicações em área total, não é permitida".

O agricultor também não vai poder aplicar o Tiametoxam em época de floração, nem imediatamente antes do florescimento ou quando for observada visitação de abelhas na cultura.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1/RO